Play
Pause
A construção do imponente prédio do Fórum de Dois Córregos teve início com o lançamento de sua pedra fundamental em 1957, e a inauguração ocorreu em 9 de agosto de 1959. A obra foi erguida durante a gestão do prefeito Ignácio Diniz Simões, com recursos provenientes do governo estadual, por meio do IPESP (Instituto de Previdência do Estado de São Paulo), órgão responsável pela construção de fóruns no interior do Estado durante a década de 1950.
A edificação segue o estilo arquitetônico moderno, mas com elementos clássicos, típico dos projetos executados entre as décadas de 1930 e 1950. O prédio do Fórum de Dois Córregos faz parte de um projeto-padrão que refletia a prosperidade proporcionada pela cafeicultura e a crescente intenção de modernização das cidades do interior. Com características funcionais, o primeiro pavimento era destinado ao atendimento direto ao público, abrigando cartórios, protocolo e secretaria. Já o pavimento superior, com acabamentos mais elaborados, destinava-se a gabinetes para juízes e promotores, sala de audiência, sala para advogados e o salão do Tribunal do Júri, além de outras repartições administrativas.
Antes da construção do atual Fórum, a primeira sede da instituição foi uma simples casa de taipa, que foi demolida para dar lugar à Casa Paroquial da Paróquia do Divino Espírito Santo. Posteriormente, o fórum foi transferido para o pavimento superior do prédio que atualmente abriga o Colégio Idealista Professor Benedito Ortiz. A edificação do Fórum de Dois Córregos, além de ser um marco histórico para o município, reflete o desenvolvimento e a modernização da cidade, consolidando-se como um importante símbolo da justiça local.