Na década de 1910, a fundação da escola em Dois Córregos marcou um importante avanço na educação local, em um contexto de escolas isoladas sob a supervisão de um Inspetor Escolar. Em 1909, um artigo do advogado Dr. Lucas de Arruda Serra denunciou o baixo nível de ensino, impulsionando uma campanha da imprensa que expôs as falhas do sistema educacional. Em resposta, foi criado um grupo escolar, cuja implementação se deve ao então Presidente do Estado, Dr. Manoel Joaquim Albuquerque Lins.
Em janeiro de 1910, o secretário do Interior autorizou a instalação do Grupo Escolar em dois prédios, com verba destinada para adaptações. O prédio foi construído sob a direção do empreiteiro Antonio Boreli, e em 3 de abril de 1910, a escola foi oficialmente inaugurada como “Grupo Escolar Francisco Simões”.
Em 1976, a escola se fundiu com outra instituição, formando a E.E.P.S.G. “Francisco Simões”, oferecendo ensino de 1º e 2º graus. No entanto, em 1978, a escola recuperou sua independência como E.E.P.G. “José Alves Mira”, mas, após reivindicações da comunidade, o nome original foi restabelecido. Atualmente, a Escola Francisco Simões atende 725 alunos e oferece diversas modalidades de ensino, sendo um legado importante do educador Francisco de Oliveira Simões, que começou a lecionar aos 12 anos e faleceu em 1895, deixando uma rica herança educacional na região.
Arquitetonicamente, a escola segue o estilo modernista, com edifícios de linhas retas e grandes pátios voltados para atividades recreativas. Recentemente, a escola passou por reformas para ampliar suas instalações e oferecer melhores condições de ensino, com a implementação de tecnologias educacionais e salas de aula modernizadas.