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A estação de Dois Córregos, construída pela Companhia Rio Claro e inaugurada em 7 de setembro de 1886, destaca-se não apenas pela sua importância econômica, mas também por sua arquitetura que refletia o estilo das construções ferroviárias do final do século XIX. O prédio original, localizado próximo ao atual local da cancela no final da Av. Joaquim Pereira, se prolongava até onde hoje está a atual estação, construída em 1912 pela Companhia Paulista. A sua arquitetura baseou-se no estilo eclético, típico das construções ferroviárias da época, com influências neoclássicas visíveis em sua simetria, cornijas e na composição das janelas e portas, que conferem um ar de solidez e funcionalidade ao edifício. O uso de tijolos à vista é uma característica marcante, reforçando a estética industrial associada à época de sua construção. A nova estação incorporou características arquitetônicas mais sofisticadas, com linhas mais definidas e funcionais, típicas do estilo eclético utilizado pela Companhia Paulista, que mesclava elementos neoclássicos com funcionalidade industrial. A chegada da ferrovia não apenas transformou as rotas comerciais, abandonando gradualmente a navegação pelo rio Tietê, mas também trouxe uma nova estética para a cidade, com construções imponentes e modernas para a época. Os trens movidos a vapor, utilizando carvão mineral importado da Inglaterra, destacavam-se em um cenário de rápido progresso, onde uma viagem até São Paulo demorava cerca de 11 horas. A estrada de ferro e sua estação, com sua arquitetura simbólica, marcaram uma nova fase para Dois Córregos, inclusive propiciando a fundação do primeiro jornal da cidade, “O Correio de Dous Corregos”, também em 1886, reafirmando a importância cultural e histórica da ferrovia na região.